Nuvu Studio

Nuvu Studio

A escola, que tem parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology), incentiva estudantes a desenvolverem projetos que tenham impacto social usando a tecnologia. Funciona como um complemento da educação formal. Os alunos são indicados pelas escolas em que estudam.

A escola, que tem parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology), incentiva estudantes a desenvolverem projetos que tenham impacto social usando a tecnologia. Funciona como um complemento da educação formal. Os alunos são indicados pelas escolas em que estudam.

País: EUA
Visite o Site

Problema: Pouco uso da criatividade, aulas teóricas e dificuldade de relacionar temas estudados na escola com as necessidades do mundo real são alguns dos problemas que o Nuvu Studio combate. No projeto, os adolescentes são incentivados a desenvolver produtos inovadores com tecnologia e que causem impacto social. A escola funciona em parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology) e está localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, próximo à universidade.




Soluções: Na escola, que funciona como complemento ao ensino regular, 150 estudantes por ano  entram em contato com o mundo da robótica, da programação, do desenvolvimento de aplicativos, da arte digital e da criação de documentários. Para participar, eles são indicados pelas instituições em que estudam. 

O espaço conta com recursos tecnológicos de ponta. Com essas ferramentas, eles são incentivados a usar sua criatividade ao máximo para desenvolver projetos que tenham como objetivo final a solução de um problema que tenha impacto social. 

Cada semestre um tema comum é trabalhado por todos, como saúde, ambiente, ficção cientifica e moradias do futuro. Os jovens atuam em trios, com colegas de outras idades, mas que tenham algum interesse em comum, por pelo menos duas semanas. A ideia é que todo o trabalho seja feito de forma colaborativa. Os instrutores do Nuvu usam o processo de criação do design para ensinar os estudantes a chegar à conclusão do projeto. Há as fases de definição do objetivo, de inspiração, pesquisa, criação e avaliação final, cujo critério é quão interessante é o projeto. Durante o processo, um profissional do Nuvu e um convidado ligado à área do trabalho ajudam os jovens no desenvolvimento do projeto. Em um ano letivo, cada aluno participam de cinco a seis projetos. 

Alguns exemplos de produtos inventados por alunos são um aplicativo que cria uma competição saudável para ajudar os usuários a melhorar seu condicionamento físico, um projeto que une educação e futebol para ajudar jogadores do Haiti a chegar a universidades americanas e da Europa e uma animação que mostra como as mídias sociais causam ansiedade.




Resultados: Os alunos se sentem livres para usar a criatividade e têm um aumento da autoconfiança ao perceberem que são capazes de colocar seus projetos em prática. Ganham ainda consciência sobre suas capacidades, seu potencial e suas limitações. Outras características exercitadas pelos estudantes são a improvisação, a capacidade de mudar de ideia e recomeçar, a flexibilidade, o pensamento e ação rápidos, o amadurecimento, a autoavaliação e a leitura crítica de si mesmo e do próprio trabalho.