P-Tech High School

Departamento de Educação de Nova York e IBM

A escola é voltada para o ensino profissionalizante para a área de tecnologia. Os alunos têm quatro anos de curso, equivalentes ao ensino médio. Com mais dois anos, podem adquirir diploma de graduação. Foi criada em parceria entre o Departamento de Educação de Nova York, a empresa IBM e as universidades New York City College of Technology e City University of New York.

A escola é voltada para o ensino profissionalizante para a área de tecnologia. Os alunos têm quatro anos de curso, equivalentes ao ensino médio. Com mais dois anos, podem adquirir diploma de graduação. Foi criada em parceria entre o Departamento de Educação de Nova York, a empresa IBM e as universidades New York City College of Technology e City University of New York.

País: EUA
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Problema: Os Estados Unidos têm uma grande proporção de formados no ensino superior. Isso não impede que muitos deles tenham dificuldade para encontrar emprego, já que as novas vagas de trabalho exigem conhecimentos que eles não aprenderam na faculdade, como ciências e tecnologia. A escola P-Tech, inaugurada no bairro do Brooklin, em Nova York, em 2011, procura resolver este problema, oferecendo educação profissionalizante no ensino médio, com foco em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto é uma parceria do Departamento de Educação de Nova York, da empresa IBM e das universidades New York City College of Technology e City University of New York. A P-Tech funciona dentro do campus da escola Paul Robeson Educational School.




Soluções: O currículo foi concebido em conjunto com a IBM, que participa também do processo pedagógico. A ideia é que tudo que é aprendido na escola seja relevante na vida fora dela. Os professores também têm contato constante com educadores das universidades parceiras, e a equipe de recursos humanos da IBM informa a escola sobre o que se busca nos profissionais a serem contratados. 

Alguns dos cursos são ciências aplicadas em sistemas de informação computacional e tecnologia de engenharia eletromecânica. Os alunos estudam em período integral, das 8h às 16h. Eles cursam quatro anos de ensino médio e podem completar uma graduação com mais dois anos de estudos. No primeiro ano, os alunos estudam inglês, matemática, tecnologia, artes, história americana e aprendizado para o trabalho todos os dias. A partir do segundo ano, o currículo passa a ser mais personalizado. O calendário é organizado por módulos, com aulas regulares e atividades online. Os alunos têm acesso a diferentes plataformas educacionais e são incentivados a usá-las para aprender, principalmente ao estudarem em casa. Ao final de cada módulo, os professores fazem um relatório do progresso do aluno. Neste momento, o estudante e o educador podem avaliar o processo de aprendizado e fazer os ajustes necessários. Esta reflexão regular é parte central do método de ensino da escola. 

Os estudantes também são incentivados a procurar tutoria e ajuda extra depois do horário de aula, entre as 16h e as 18h. Entre as atividades extracurriculares estão cursos de robótica, computação, mediação entre pares e conselho estudantil. Cada aluno tem um mentor na IBM e pode fazer um estágio na empresa ou em outra companhia após completar o terceiro ano de estudos. 

Resultados: Os estudantes ficam mais engajados nos estudos e fazem planos para o futuro. Ao terminarem a escola têm chance de conseguir empregos na área tecnológica com bons salários. Escolas inspiradas na P-Tech foram abertas em outros estados e cidades dos Estados Unidos, como Chicago.